Dezenas de surfistas de várias nacionalidades vão invadir a partir de sexta-feira o areal da Praia de Faro para a primeira etapa do Campeonato Europeu de “Longboard”, modalidade semelhante ao surf mas que utiliza pranchas maiores.
A organização está a cargo do Clube de Surf de Faro, cidade onde pela primeira vez se realiza um evento do género com aquela dimensão, sendo esperados cerca de 50 participantes.
O “longboard” utiliza pranchas maiores que o surf (a medida mínima de comprimento é de quase três metros), e embora o surf tenha mais praticantes, teve origem no “longboard”, que surgiu na década de 1960.
Em Portugal não há muita tradição no “longboard”, muito popular na Austrália e Estados Unidos, embora os fabricantes de pranchas afirmem que é o desporto de “ondas” que mais está a crescer a nível mundial.
O preço pode ser um dos motivos que afasta os praticantes: uma prancha de “longboard” custa em média 500 euros e uma de surf cerca de 350.A 1ª Etapa do “European Longboard Tour” realiza-se entre sexta-feira e domingo na Praia de Faro, onde vão decorrer uma série de actividades paralelas, como canoagem, “paint ball”, passeios de BTT pela Ria Formosa e concertos de música.
Em destaque:
Centro de Ciência Viva do Algarve
Links interessantes
Links úteis/entidades regionais
Administração Regional de Saúde do Algarve, IP
Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Governo Civil do Distrito de Faro
Propõe os sites que gostas!