..."pores do Sol para todos os gostos: prodigiosos, idílicos, tremendos, paradisíacos, trágicos (...) e de noite se a água se faz fosforescente, é para cobrir, pelo mar fora, de um manto cintilante de prata líquida" M. Teixeira Gomes
Jornadas Europeias Património: Três dias de festa cultural em sete concelhos algarvios
Escavações arqueológicas abertas à população e uma acção educativa para sensibilizar as crianças para a Indústria dos frutos secos são algumas das iniciativas que Loulé desenvolve a partir de sexta-feira no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
O evento decorre entre sexta e domingo e no Algarve estende-se a sete localidades da região, com várias iniciativas em Albufeira, Lagos, Loulé, Portimão, sagres (Vila do Bispo), São Brás de Alportel, Silves e Cacela (Vila Real de Santo António).
Durante os três dias do certame, a Casa das Bicas, em Loulé, onde durante o Verão foram descobertos antigos banhos islâmicos, estará aberta a todos os que quiserem participar nas escavações.
Paralelamente, sexta-feira, o Pólo Museológico dos Frutos Secos, erguido sobre uma antiga fábrica, recebe cerca de 60 crianças de escolas do concelho para participar em jogos lúdicos de sensibilização para a temática.
Durante os três dias, serão também projectados numa praça da cidade alguns trabalhos fotográficos de um antigo padre da terra, que trocou a batina por uma máquina fotográfica e fotografou, entre outros, rostos de pessoas de Loulé, que serão mostrados durante o certame.
Um dos pontos altos das comemorações será em São Brás de Alportel, no sábado, onde a figura de Astérix e os seus companheiros de aventuras ajudarão as crianças a perceber o período romano.